Feriado Municipal - 24 de Julho Área - 183.51 Km2

Freguesias - Civil parishes

Adaúfe Arentim e Cunha Braga (Maximinos, Sé e Cividade) Braga (S. José de S. Lázaro e S. João do Souto) Braga (São Vicente) Braga (São Victor) Cabreiros e Passos (São Julião) Celeirós, Aveleda e Vimieiro Crespos e Pousada Escudeiros e Penso (Santo Estêvão e São Vicente) Espinho Esporões Este (São Pedro e São Mamede) Ferreiros e Gondizalves Figueiredo Gualtar Guisande e Oliveira (São Pedro)Lamas Lomar e Arcos Merelim (São Paio), Panoias e Parada de Tibães Merelim (São Pedro) e Frossos Mire de Tibães Morreira e Trandeiras Nogueira, Fraião e Lamaçães Nogueiró e Tenões Padim da Graça Palmeira Pedralva Priscos Real, Dume e Semelhe Ruilhe Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra Sequeira SobrepostaTadim Tebosa Vilaça e Fradelos

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Aprovado em reunião da Assembleia municipal, em 10/12/1988
Publicada no Diário da República n.º 69, 3.ª Série, Parte A de 23/03/1989

Armas - Escudo peninsular de azul, a imagem de Santa Maria de Braga (Nossa Senhora vestida com uma túnica de púrpura e com um manto azul cerúleo, coroada à antiga de prata, tendo um lírio de sua cor na mão dextra e sustendo o Menino Jesus no braço sinistro), ladeada de duas torres de prata, lavradas de negro, e acompanhada em chefe de três escudos de Portugal - antigo (de prata, cinco escudetes de azul, posto em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes de prata) - e coroa mural de cinco torres de prata, na parte inferior um listel com a legenda Braga.

Brasão do Município de Braga - Braga municipal coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - Gironada de oito partes alternadas de azul e branco. Sobre ela assenta o brasão acima descrito; cordões e borlas de prata e azul; haste e lança de ouro.

Bandeira e estandarte do Município de Braga - Braga municipal flag and banner

Acima, a bandeira e estandarte de acordo com o texto da descrição que foi publicada (versão correcta).
Em baixo, a bandeira e estandarte (versão incorrecta) (ver explicação)

Bandeira e estandarte do Município de Braga - Braga municipal flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Informação gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Braga

Separador - Divider

Proposta de ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 20/11/1934
Não adoptada pelo município

Armas - De negro com um templo fortificado de ouro aberto e iluminado de púrpura, tendo entre as torres uma imagem de uma santa com um menino ao colo, vestida de vermelho com manto azul e resplendor de ouro realçado de negro. Em chefe uma mitra de ouro. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel com os dizeres “Cidade de Braga” de negro.

Proposta para o brasão do Município de Braga - Braga municipal coat-of-arms proposal

Baseado no desenho original de João Ricardo Silva

Separador - Divider

Bandeira - Quarteada de quatro peças de amarelo e quatro de púrpura. Cordões e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança douradas.*

Proposta para a bandeira e estandarte do Município de Braga - Braga municipal flag and banner proposal

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Braga - Braga Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado por Affonso de Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em sessão de 20 de Dezembro de 1934.

Em ofício de 3 de Julho de 1930, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, dirigiu-se à Direcção Geral da Administração Política e Civil do Ministério do Interior, enviando fotografias das diferentes bandeiras e dos selos da cidade e elementos muito curiosos, referentes à evolução das armas, bandeira e selo da mesma cidade.

Quando Portugal nasceu, já Braga era cidade episcopal, razão porque há conhecimento de sempre ter usado no seu selo, um templo fortificado e a Imagem de Nossa Senhora, como têm mais ou menos as cidades episcopais, não só em Portugal como noutros países.

Nos elementos acima referidos vem a fotografia de um selo repetido em documentos do Século XVI e repetidos nos séculos seguintes, que já nos apresenta um templo com duas torres ameadas, ligadas a um corpo principal, tendo entre essas torres, no sítio da porta do templo, uma cadeira onde está sentada Nossa Senhora com o Menino Jesus ao colo.

Depois seguiram-se outros selos, sempre com o templo, mais ou menos ornamentado, tornando-o bastante confuso.

Braga tem ainda uma feição única em Portugal, pois é considerada sede do Arcebispado Primaz das Espanhas e, como tal, é interessante que nas suas Armas figure uma Mitra, não devendo porém este símbolo figurar em quaisquer outras Armas Municipais do Continente.

A obra impressa que conheço mais antiga, que trate da história das cidades e das vilas portugueses e que inclui a heráldica respectiva, é da autoria de Rodrigo Mendes Silva e chama-se "Población General de España, sus trofeos, blasones, etc." Madrid, 1645. Em referência a Braga diz que tem por Armas a Imagem da Virgem acompanhada por duas torres e encimada por uma mitra.

Estas torres são as de um templo, havendo muitos exemplos de aparecer o templo completo em selos e até bordado em bandeiras, como sucede em Braga.

É claro que estabelece uma certa confusão, quando se trata de selo, que é sempre de pequenas dimensões. Para se ver o templo todo, colocam geralmente a Imagem da Senhora, no alto do edifício, entre as torres, na parte em que estas são salientes à parte superior do templo de que fazem parte, ficando a Imagem de tão pequenas dimensões que desaparece. Porém, desde que o templo seja de grande simplicidade e se coloque a Imagem entre as torres, encobrindo a porta principal do templo, já tudo se compreende.

Vejamos pois como se devem ordenar as Armas da sempre cidade de Braga e quais os esmaltes que as devem cobrir:

ARMAS - De negro com um templo fortificado de ouro aberto e iluminado de púrpura, tendo entre as torres uma Imagem de uma Santa com um Menino Jesus ao colo, vestida de vermelho com manto azul e resplendor de ouro realçado de negro. Em chefe uma mitra de ouro. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco com os dizeres "Cidade de Braga” de negro.

BANDEIRA - Quarteada de quatro peças de amarelo e quatro de púrpura. Haste e lança douradas. –

SELO - Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes e em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Braga".

Como a peça principal é de ouro e de púrpura, a bandeira é de amarelo que corresponde ao ouro e de púrpura. Quando destinada a cerimónias e a cortejos é de seda bordada, com a área de um metro quadrado.

A coroa mural de cinco torres e a bandeira quarteada de oito peças, é conforme está nas regras estabelecidas pelo Ministério do Interior, para distinguir as cidades.

É indicado o negro para o campo das Armas porque este esmalte simboliza a terra e significa, firmeza, honestidade e cortesia.

O templo e a mitra são de ouro por ser o metal mais rico da heráldica, correspondendo ao sol, portanto, à luz, significando fé, sabedoria, fidelidade, constância, poder e liberalidade.

O aberto e iluminado do templo é de púrpura, por ser o esmalte que significa a opulência, a saudade e o amor.

A Imagem está vestida das cores próprias, de vermelho que representa a vida, a força, a energia e as vitórias e de azul, que significa zelo, caridade e lealdade.

E assim fica simbolizada a monumental importância histórica de Braga e ficam bem caracterizados os seus naturais.

No caso da Câmara Municipal da Cidade de Braga concordar com este parecer, deverá transcrever na acta a descrição das Armas, bandeira e selo, para em seguida remeter uma cópia autenticada dessa acta ao Sr. Governador Civil, com o pedido de a remeter à Direcção Geral da Administração Política e Civil do Ministério do Interior para, no caso de o Sr. Ministro concordar, ser publicada a respectiva portaria.

Sintra, Setembro de 1934.

adornellas

Affonso de Dornellas.

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: Processo do Município de Braga (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/CH/BRG/UI0006/00060).

Ligação para a página oficial do município de Braga

Separador - Divider

Municípios do distrito de Braga - Braga district municipalities
AmaresBarcelosBraga Cabeceiras de BastoCelorico de Basto EsposendeFafeGuimarães Póvoa de LanhosoTerras de Bouro Vieira do MinhoVila Nova de Famalicão Vila VerdeVizela

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

Index HeráldicaHistóriaLegislação Heráldica AutárquicaPortugal Ultramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar) Ligações Novidades Contacto

Anterior - PreviousPróximo - Next