Feriado Regional - 1 de Julho Área - 801 Km2

Capital - Funchal

Municípios - Municipalities

CalhetaCâmara de LobosFunchal MachicoPonta do SolPorto Moniz Porto SantoRibeira BravaSanta Cruz SantanaSão Vicente

Separador - Divider

Mapa administrativo da Região Autónoma

Mapa administrativo da região autónoma da Madeira - Administrative map of the Madeira autonomous region

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Publicada no Diário da República, 1.ª Série de 24/04/1991

Armas - Escudo, peninsular de azul, com pala de oiro, carregada de uma Cruz de Cristo; Elmo de frente, de oiro, forrado de vermelho; Timbre, uma esfera armilar de oiro; Paquife e virol de azul e oiro; Correias de vermelho, perfiladas de oiro, com fivelas do mesmo metal; Suportes, dois lobos marinhos Monachus monachus (Herman); Divisa: " DAS ILHAS, AS MAIS BELAS E LIVRES ".

Brasão da Região Autónoma da Madeira - Madeira autonomous region coat-of-arms

Separador - Divider

Simbologia

Como Elmo, optou-se pela utilização do elmo atribuído a D. João I, existente no Museu Militar de Lisboa, dado ter sido este rei que determinou o povoamento do Arquipélago. Como armas, colocou-se o elmo de frente e em oiro, forrado a vermelho.
Como Timbre, optou-se por uma Esfera Armilar, pela sua ligação aos Descobrimentos e a D. Manuel I, existente em inúmeros edifícios públicos antigos do Funchal, assim como por ser um elemento ligado ao Estudo, Saber e Ponderação timbres seguidos pela população da Madeira ao longo de séculos.
A utilização dos Lobos Marinhos, vivos e de sua cor, simboliza a homenagem da Região aos únicos grandes mamíferos encontrados quando da chegada dos primeiros povoadores. Esta homenagem integra-se no esforço geral desenvolvido para a preservação ecológica.
A cor dos lobos será castanha escura acinzentada de forma a dar a ideia do animal no seu habitat. O ventre do lobo marinho possui uma grande mancha clara, quase branca bem definida de forma irregular, contrastando com a coloração do resto do corpo.
A Divisa exprime inquestionáveis virtudes regionais, inclusive de forte sentido actual.

Separador - Divider

Bandeira - Igualmente dividida em três faixas verticais; os rectângulos dos extremos são de azul, e o rectângulo intermédio, de ouro; sobre este último, figura a cruz da Ordem de Cristo.

Bandeira da Região Autónoma da Madeira - Madeira autonpmpus region flag

Bandeira (2x3)

Ligação para a página oficial da Região da Madeira

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
Aveiro Beja Braga Bragança Castelo Branco Coimbra Évora Faro Guarda Leiria Lisboa Portalegre Porto Santarém Setúbal Viana do Castelo Vila Real Viseu Açores Madeira

Separador - Divider

Index Heráldica História Legislação Heráldica Autárquica Portugal Ultramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar) Ligações Novidades Contacto

Anterior - PreviousPróximo - Next