Orago - Nossa Senhora da Conceição Área - 177.45 Km2

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 08/03/2018
Estabelecida em reunião de Assembleia de Freguesia, em 09/04/2018

Publicada no Diário da República n.º 77, 2.ª Série, Parte H de 19/04/2018
Registado na Direcção Geral de Autarquias Locais, com o n.º 007/2018, em 07/03/2018

Armas - Escudo de ouro, castelo de vermelho lavrado de negro, aberto e iluminado de prata; em chefe, alfange de vermelho e espada de azul, ambos com os punhos de negro, passados em aspa; campanha diminuta ondada de três burelas ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata com quatro torres aparentes. Listel de prata com a legenda em letras negras maiúsculas; " FREGUESIA DE SILVES ".

Brasão da freguesia de Silves - Silves civil parish, coat-of-arms

Separador - Divider

Autoria dos símbolos heráldicos - Brasonarte
Desenho - Sérgio Horta (o autor deste site)
Projecto e concepção dos símbolos - Sérgio Horta e Eduardo Brito

Simbologia

O escudo de ouro - Representa a nobreza e a sabedoria do povo de Silves, bem como, a sua riqueza cultural, desde o tempo de domínio até aos nossos dias, e agrícola, com a produção de frutos secos, de vinhos e de citrinos, da qual se destacam as laranjas, tendo sido criada para a sua promoção a marca “Silves – Capital da Laranja”.
O castelo - Representa o Castelo de Silves, uma das mais notáveis obras de arquitectura militar que os árabes edificaram, sendo o maior castelo do Algarve. Situado no ponto mais elevado da colina em que a cidade assenta, o Castelo apresenta uma planta poligonal irregular, rodeado por uma forte muralha em taipa, revestida a arenito vermelho, o chamado grés de Silves.
A espada e o alfange - Como símbolo das várias lutas que aqui se travaram, da presença árabe em Silves, representada pelo alfange, e posteriormente pela sua conquista por D. Sancho I e reconquista por D. Paio Peres Correia, representada pela espada.
A campanha ondada - Representa o rio Arade, que graças à sua navegabilidade contribuiu para que vários povos se fixassem em Silves, tendo a sua proximidade ao mesmo sido também um dos factores que teve forte impacto no desenvolvimento da cidade no período de domínio árabe. O rio, que motivou o desenvolvimento da cidade, veio dar um contributo importante para o seu declínio, agravado pelo assoreamento do mesmo.

Separador - Divider

Bandeira -Esquartelada de branco e vermelho. Cordões e borlas de vermelho e prata. Haste e lança de ouro.

Bandeira e estandarte da freguesia de Silves - Silves civil parish, flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Separador - Divider

Freguesias do município de Silves - Silves municipality civil parishes
Alcantarilha e Pêra Algoz e TunesArmação de Pêra São Bartolomeu de MessinesSilves São Marcos da Serra

Separador - Divider

Municípios do distrito de Faro - Faro district municipalities
AlbufeiraAlcoutimAljezurCastro MarimFaroLagoaLagosLouléMonchiqueOlhãoPortimão São Brás de AlportelSilvesTaviraVila do Bispo Vila Real de Santo António

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

IndexHeráldicaHistóriaLegislaçãoHeráldica AutárquicaPortugalUltramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar)LigaçõesNovidadesContacto

Anterior - PreviousPróximo - Next