Orago - Nossa Senhora de Coros Área - 35.63 Km2

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Secção de Heráldica e Genealogia da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 27/06/1928
Aprovado pelo Ministro do Interior em 18/07/1933
Portaria n.º 7639, do Ministério do Interior,
publicada no Diário do Governo n.º 160, 1.ª Série de 18/07/1933

Registado na Direcção Geral de Autarquias Locais, com o n.º 001/1933

Armas - De prata, com um teixo de verde frutado de ouro e arrancado de negro. Em chefe, uma estrela de cinco pontas de vermelho. Coroa mural de quatro torres para representar a categoria de vila. Por baixo das armas uma fita branca com os dizeres “Vila do Teixoso“.
Brasão da antiga freguesia do Teixoso - Teixoso former civil parish, coat-of-arms

Baseado no desenho original de João Ricardo Silva

Separador - Divider

Bandeira - Esquartelada de verde e de negro, por serem estes os principais esmaltes da peça principal. Cordões e borlas de verde e de negro.

Bandeira e estandarte da antiga freguesia do Teixoso - Teixoso former civil parish, flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Castelo Branco - Castelo Branco Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado por Affonso de Dornellas à Secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em reunião de 27 de Junho de 1928.

Na Secretaria da Associação dos Arqueólogos Portugueses foi recebido o seguinte ofício:

Junta de Freguesia do Teixoso do Concelho da Covilhã. – À Ex.ma Secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos. – Lisboa. – Ex.mos Senhores. – Por indicação do Ex.mo Sr. Dr. Valerio Cordeiro, muito digno membro dessa Associação, nos dirigimos a V. Ex.ª pedindo-lhes a fineza de nos indicarem o projecto das Armas e o Estandarte que deve usar a nova Vila de Teixoso, que temos a honra de representar. É obsequio que muilo nos penhorará e de que nos confessamos sumamente gratos. – Saúde e Fraternidade. – Teixoso, 12 de Junho de 1928. – A Comissão Administrativa da Vila de Teixoso. – O Presidente (a) Mario Bemardo da Fonseca e Cunha – Os Vogais (aa) José Bizarro da Nave – José da Fonseca Ferraz.

A nova Vila de Teixoso parece que deve o seu nome ao facto de existir num local onde houve grande quantidade de teixos.

O Teixo é vulgar nas montanhas da Europa, nos Açores, na Argélia e na Ásia. Leva muitos anos a formar-se até que a sua madeira seja aproveitável. É irregular muitas vezes a sua forma e de difícil cultura mas, de grande valor quando atinge uma grande idade. A sua madeira é idêntica ao ébano, não tem canais resineiros e quando polida adquire o mesmo brilho e a mesma cor do ébano. O fruto do Teixo é inofensivo e agradável ao paladar. A folha é venenosa em algumas regiões, sendo noutras um bom alimento para bois e cabras, não podendo porém essas folhas, nessas mesmas regiões ser utilizadas por outra espécie de gado.

Pelos estudiosos é indicada a sua existência em Portugal, nas regiões frias.

Ora a Vila de Teixoso é situada numa das muitas elevações da Serra da Estrela, na estrada que vai da Covilhã para Valhelhas.

Em heráldica, quando se assumem umas armas e há possibilidade de serem falantes, quando outro motivo superior não obrigue a abandonar este, devem ordenar-se por forma que seja rápida a sua compreensão.

Chamam-se falantes as armas que na sua composição têm peças que significam o nome da terra que caracterizam ou que, pelo menos, dão uma ideia muito aproximada desse nome.

Algumas das cidades e vilas existentes na Serra da Estrela, leem por este motivo adoptado na composição das suas armas, uma estrela alusiva ao facto.

Pelos motivos expostos proponho que as armas e o estandarte da Vila de Teixoso, sejam ordenadas pela seguinte forma:

– De prata com um teixo de verde frutado de ouro e arrancado de negro. Em chefe, uma estrela de cinco pontas de vermelho. Coroa mural de quatro torres para representar a categoria de Vila. Bandeira com um metro por lado esquartelada de verde e de negro, por serem estes os principais esmaltes da peça principal das armas. Por baixo das armas uma fita branca com os dizeres «VILA DE TEIXOSO» de negro. Cordões e borlas de verde e de negro. Haste e lança de ouro.

Indico a árvores arrancada de negro, por este esmalte representar a terra e significar honestidade.

[Affonso de Dornellas.]

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: DORNELLAS, Affonso de, «Teixoso», in Elucidário Nobiliarchico: Revista de História e de Arte, II Volume, Número III, Lisboa, Março 1929, pp. 81-82.

Separador - Divider

Antigas freguesias - Former civil parishes
SarzedoTeixoso

Separador - Divider

Freguesias do município da Covilhã - Covilhã municipality civil parishes
Aldeia de São Francisco de AssisBarco e CoutadaBoidobraCantar-Galo e Vila do CarvalhoCasegas e OurondoCortes do MeioCovilhã e CanhosoDominguizoEradaFerro Orjais PaulPeraboaPeso e Vales do RioSão Jorge da BeiraSobral de São MiguelTeixoso e SarzedoTortosendoUnhais da SerraVale Formoso e Aldeia do SoutoVerdelhos

Separador - Divider

Municípios do distrito de Castelo Branco - Castelo Branco district municipalities
BelmonteCastelo BrancoCovilhãFundãoIdanha-a-NovaOleirosPenamacorProença-a-NovaSertãVila de ReiVila Velha de Ródão

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

Index HeráldicaHistóriaLegislação Heráldica AutárquicaPortugal Ultramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar) Ligações Novidades Contacto

Anterior - PreviousPróximo - Next